quarta-feira, 21 de outubro de 2009
YURI SANADA, A CAMINHO DO MAR
Primeira comunicação de Yuri Sanada, a caminho do embarque do PHOENICIA, para a segunda fase da viagem
Muscat, 18 de outubro de 2009
Olá pessoal,
Boa noite a todos, ou melhor, salam malecum.
Já estou em Muscat, Oman, chegando sem incidentes, ou quase. Apesar de carta do Ministério da Informação e da Polícia Real de Oman, quase tive que deixar depósito no valor dos equipamentos na alfândega. Mas depois de explicar a mesma história 7 vezes, me liberaram com boas vindas ao pais.
Comecei a gravar as primeiras cenas neste pais, e de cara se percebe que, embora a geografia e o calor insuportável sejam semelhantes, em termos economicos eles sao bem mais evoluidos que os irmaos do Iêmen.
Mas a mentalidade do povo é a mesma, acredito que pelos ensinamentos do islamismo que limitam a evolução pessoal pois tudo que vai acontecer ja está escrito, e se você não se mexer ou se algo der errado, insha'la, foi vontade de Alah.
Isto faz com que os povos árabes tenham um desenvolvimento uniforme, embora aqui, como disse, os prédios são imponentes e os carros e roupas são novos.
Amanha cedinho, 6h00, vou de ônibus para Salalah, esperamos captar algumas cenas do country side ao longo das 12 horas.
A partida daqui ficou para o dia 25, pois o capitão Philip está se recuperando de inflamação no sangue e pedras na visícula. Segundo o médico foi resultado de emagrecimento muito rápido na viagem, algo que estou sinceramente esperando que aconteçaa comigo. O emagrecimento rapido, nao a inflamação nem as pedras.
Duas coisas interessantes na viagem, a primeira é que tive que arrumar as malas correndo no aeroporto de Londres e sem querer um canivete suico veio comigo na cabine, passando pela seguranca de Heathrow, Bahraim e Muscat se descobrirem. A outra é que viajei do lado de um capitão do exército americano voltando a sua base no Kuwait, que passou por todas as guerras no deserto. No final ele disse que coragem era navegar no Phoenicia, guerrear no deserto era mais seguro...risos.
Assim que chegar ao barco envio uma fotos das imagens e um cronograma do que faremos aqui, para mantê-los informados.
Abracos a todos,
Yuri Sanada é diretor, fotógrafo e produtor de Phoenicia, o Filme , além de segundo homem do barco.
UM NAVIO FENÍCIO EM CONSTRUÇÃO
O PHOENICIA foi constuído na Síria,em 2007, por orientação de Filip Beale, Capitão da expedição e seu principal mentor. A construção consumiu 9 meses.
Acima, PHOENICIA boat
MELKARTH - Antiga embarcação fenícia repleta de vasos de cerâmica, ânforas e jarros datados entre os séculos III e V d.C. Está a quase 1 000 m de profundidade na região oeste do mar Mediterrâneo. Seu valor é mais científico que financeiro. Sabe-se da história dessa civilização que dominou o comércio e a navegação, mas muito pouco de sua cultura.
Rede comercial dos fenícios
Acima, PHOENICIA boat
O PHOENICIA é uma réplica de barco fenício datado de 600 anos antes de Cristo, conforme vestígios encontrados em tumbas e naufrágios.
O mais importante naufrágio fenício foi encontrado em 1998, pela Odissey Marine Exploration - uma empresa especializada e tecnológicamente equipada para explorações no fundo do mar. O navio naufragado recebeu de seus descobridores o nome de Melkarth - em honra do principal deus fenício de mesmo nome, e equivalente ao deus grego Hércules.
Melkarth ( foto abaixo) é um dos naufrágios mais famosos do mundo.
MELKARTH - Antiga embarcação fenícia repleta de vasos de cerâmica, ânforas e jarros datados entre os séculos III e V d.C. Está a quase 1 000 m de profundidade na região oeste do mar Mediterrâneo. Seu valor é mais científico que financeiro. Sabe-se da história dessa civilização que dominou o comércio e a navegação, mas muito pouco de sua cultura.
Mapa da área habitada pelos fenícios
Rede comercial dos fenícios
Mapa do site oficial da PHOENICIA Expedition http://www.phoenicia.org.uk/
Especificações do barco
A Phoenicia Ship Expedition terá por missão refazer a rota dos fenícios em circunavegação da África, no século 6 antes de Cristo, conforme relato do historiador grego Horódoto, que viveu no século 5 a.C. Segundo ele, os fenícios teriam realizado essa grande conquista um século antes dele, Heródoto escrever seu livro História.
PHOENICIA EXPEDITION NO YOUTUBE
Parte 1: A construção do barco
AO MAR !
Primeira fase da viagem
Primeira 'perna'
Síria, agosto de 2008 - Iêmen, janeiro de 2009
Veja rota da primeira fase em box à direita da página
PHOENICIA EXPEDITION NO YOUTUBE
Parte 2 - Terminando o navio e testando-o no mar
Parte 3 - A cerimônia de lançamento
Parte 4 - Rumo a Port Said
Inserir resumos dos vídeos em português
..
Assinar:
Postagens (Atom)