domingo, 1 de novembro de 2009

APREENSÕES


Razões de cuidado

Sem comunicação com o barco, acompanhando-o apenas pelo GPS, as apreensões das equipes de terra, de expedição e filmagem, no Rio de Janeiro, em São Paulo e Londres, não são infundadas.

Nos últimos dias, o ataque ao iate do casal britânico Paul e Rachel Chandler e seu seqüestro por piratas somalis, que pedem por eles um regate milionário ao governo inglês, ganharam as primeiras páginas dos jornais de todo o mundo, o maior tempo dos noticiários de TV e a ocupar centenas de páginas na internet.









Casal britânicosequestrado

Acima, o casal Paul e Rachel Chandler, capturado há 5 dias pelos somalis


É hoje o quinto dia do seqüestro. E, embora o PHOENICIA não carregue valores em dinheiro, a divulgação mundial da expedição, uma tripulação internacional, oriunda de diferentes países, a bandeira inglesa e os equipamentos de navegação e filmagem , podem atrair os piratas.

De olho na internet e nos noticiários de TV:


Manchetes dos noticiários dias 29, 30 e 31 de outubro


















































Leia a notícia
Yahoo Notícias
Os navios ocidentais estão saqueando os recursos naturais da Somália, disse hoje Ahmed Gadaf, que diz ser o porta-voz dos piratas somalis, que sequestraram um casal de britânicos há uma semana. "As forças do Ocidente continuam a saquear nossos recursos naturais, ameaçar nossos pescadores, destruindo as redes de pesca, por isso, queremos que eles saibam as consequências (destes atos)", disse ele, por telefone, da cidade costeira de Haradhere.
Os britânicos Paul e Rachel Chandler foram sequestrados no dia 23 de outubro, em seu barco, quando navegavam para a Tanzânia. O iate do casal foi encontrado pela marinha britânica na última quinta-feira. Os piratas somalis pedem resgate de US$ 7 milhões para liberar o casal. Gadaf disse ainda que o grupo que mantém os reféns não é de piratas, mas sim "guardas voluntários" das águas da Somália. A pesca ilegal na costa da Somália é fonte de forte tensão.
O primeiro-ministro do governo de transição do país, Omar Abdirashid Ali Sharmarke, afirmou, na quarta-feira passada, que muitos piratas são ex-pescadores "respondendo às perdas e a falta de esperança em suas vidas". Segundo ele, muitos destes homens foram prósperos pescadores e voltariam a ser se tivessem uma chance. "Eu não vou citar nomes, mas muitos países estão pescando de forma ilegal em nossas águas. Estimamos perdas de centenas de milhares de dólares".
Sharmarke disse ainda que é inaceitável que estes países fechem os olhos para esta situação. "Especialmente quando este roubo empurra o povo somali para a pobreza e a pirataria", afirmou.
Estadão.com.br
30 de outubro de 2009
Coluna Geral

LONDRES - Piratas somalis pediram resgate de sete milhões de dólares para libertar um casal britânico sequestrado no oceano Índico, de acordo com uma ligação telefônica exibida pela BBC nesta sexta-feira de um homem que se diz membro da gangue. Homens armados capturaram Paul e Rachel Chandler, ambos com cerca de 50 anos, na sexta-feira passada enquanto navegavam em águas internacionais ao norte das ilhas Seicheles e os levaram para a costa da Somália. "Nós apenas precisamos de uma pequena quantia de sete milhões de dólares", revelou a BBC citando o homem não identificado.
"Se eles não nos ferirem, nós não iremos feri-los." Em um telefonema a seu irmão Stephen Collett, Rachel Chandler disse que eles estavam lidando com a pressão e que os sequestradores lhes haviam dado comida e água. "Por favor, não se preocupe conosco, estamos administrando (a pressão)", ela disse, de acordo com uma gravação da conversa exibida pelo canal ITV News. Um pirata chamado Hassan disse à Reuters por telefone no início desta semana desde a cidade costeira de Haradheere que a gangue estava abrigando o casal em um navio também sequestrado de Cingapura.
(Reportagem de Peter Griffiths)



Nenhum comentário:

Seguidores